terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dicas para estudar



Como vocês sabem, eu fiquei um tempo sem entrar aqui por contas das provas do final do semestre. Então resolvi montar esse post com algumas dicas de coisas que eu faço e me ajudam.

1º Anote

A primeira coisa é ter anotado as datas das provas e trabalhos. Pode ser na sua agenda, em uma das folhas do caderno, numa nota do computador, e até mesmo no celular. Dessa forma você vai saber qual matéria deve estudar primeiro; se terá muitas provas seguidas, precisando adiantar alguma coisa e até, caso o seu professor seja bacana, remarcar, para não ficar com o horário muito apertado.








2º Matéria

Corra atrás do conteúdo. Procure saber se o professor deixa os slides usados disponíveis, se ele tem algum livro base, e anote o que é passado em aula. Os livros são bons caso você tenha alguma no modo como o professor passou a matéria. Existem os mais didáticos e outros, que, apesar de não serem tão didáticos, apresentam vários exercícios. As notas de aula são importantes, visto que muitos professores cobram aquilo o que passam, tirando que quando você mesmo anota, você acaba entendendo, marcando coisas que podem te ajudar, o que não acontece ao pedir o de um amigo, que as vezes, por ter melhor entendimento, pule partes ou faça outras anotações (além de ser chato ficar pedindo pro outro que anotou tudo enquanto você não fez nada, provavelmente vai levar um fora).





3º Resumo
Sim! Se existe alguma coisa que me ajuda muito são resumos. Depois que você leu aqueles textos enorme, grifou as partes que julgava mais importantes, dá uma certa preguiça de ler o texto todo de novo. Para isso servem os resumos. Com ele você anota só as partes que julgam mais importantes, ou que tem mais dificuldade de lembrar. Você tem um acesso rápido, quando precisar, além de algumas vezes, professores liberarem resumos. Para provas de exatas, vale fazer um formulário, pois normalmente, são necessárias várias contas numa mesma matéria.

4º Exercício

Eu curso Engenharia de Produção, com isso minhas matérias ou são mais humanas ou exatas. No caso das humanas, os resumos me bastam. Nas exatas, além de rever os exercícios de aula, faço exercícios dos livros sugeridos. Assim você entende melhor, acaba pegando “o jeito” e vai mais seguro para prova. Além de, se o livro é sugerido pelo professor, pode ser que você encontre algum exercício igual.



Bom pessoal, essas foram minhas dicas para ajudar na hora dos estudos. Normalmente não fico revisando a matéria logo que ela é passada, como costumam sugerir. Presto atenção nas aulas e depois faço esse esquema, o que me ajuda muito, e espero que ajude vocês.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário